Aplicativos de sucesso


03/07/2017

Apps Mobile

Conheça alguns deles e saiba por que você precisa de um para seu negócio

 

Se você tem um smartphone ou tablet, deve ter diversos aplicativos instalados que você usa todo dia. Você já parou para pensar como um aplicativo pode ser lucrativo? Não estamos falando sobre aqueles jogos viciantes nos quais você acaba gastando dinheiro para passar de fase: estamos nos referindo a usar o aplicativo para o bem do seu negócio.

 

Do que um aplicativo de sucesso precisa?

 

A primeira pergunta que você deve fazer a si mesmo quando estiver cogitando criar um aplicativo é: como este app vai fazer a diferença na vida das pessoas? O que ele fará que nenhum outro faz, e que chamará atenção para minha marca?

Seu aplicativo deve solucionar uma necessidade que um público consideravelmente alto tem – se o público for pequeno, não terá valido a pena desenvolver o app. Ao mesmo tempo, deve despertar a curiosidade das pessoas, e fazer com que, numa tela com centenas de ícones na App Store, elas escolham tocar no seu para saber mais sobre seu aplicativo.

A imagem que vale mil palavras no caso do aplicativo é o ícone. Ele deve ser chamativo sem ser exagerado, memorável, fácil de guardar e de ser identificado. Deve ser bem feito, pois ele é o primeiro contato do usuário com seu app. Dê grande atenção ao desenvolvimento do ícone e à escolha do esquema de cores dele.

De nada adiantará ter um aplicativo moderno, útil e com um belo ícone se ele não for divulgado. A propaganda é a alma do negócio, já dizia o velho ditado. Invista uma porcentagem significativa do seu orçamento na divulgação de seu aplicativo em diversas mídias, de acordo com seu público-alvo.

Depois de instalado, o aplicativo precisa continuar sendo útil para o usuário. Isso pode ser conseguido através de atualizações constantes de acordo com o feedback dos usuários e também com o envio de notificações de push para o smartphone do usuário.

As notificações de push, quando úteis e mesmo bem-humoradas, podem trazer de volta usuários que há tempos não interagiam com seu app. Lembre-se de que o usuário tem sempre a opção de desativar as notificações, por isso não exagere na quantidade e no tom delas, ou sua estratégia pode acabar tendo resultado oposto ao esperado.

 

Aplicativos de sucesso

 

Easy Taxi: O aplicativo lançado no Brasil em 2011 já se expandiu para 12 países e mais de 170 cidades. Ele é um app colaborativo, em que os passageiros encontram taxistas de forma rápida e fazem o pagamento de maneira segura, sem precisar levar dinheiro para o taxista.

 

iFood: Este outro app colaborativo junta quem tem fome aos deliverys de comida disponíveis em uma cidade. Ele também tem um site e você com certeza já deve ter visto alguma propaganda da iFood na TV ou no YouTube.

 

Mercado Livre: a empresa foi criada na Argentina, mas encontrou milhões de compradores e vendedores fiéis no Brasil. Não é à toa que o app do Mercado Livre é um dos mais baixados e acessados do país.

 

Rádio Itapoan FM: esta rádio de Salvador tinha um aplicativo que era pouco divulgado. Depois de mudanças nas funcionalidades do app e de uma ampla campanha de divulgação, houve um aumento de 156% no número de acessos mensais ao aplicativo. A Rádio Itapoan FM é a prova de que aplicativos não precisam ser sucesso nacional para serem eficazes: eles também podem fazer a diferença em nível regional ou municipal.

 

Starbucks: junto ao aplicativo da famosa marca de cafés está um programa de fidelidade, feito para aqueles que estão sempre consumindo seu Starbucks. Através do aplicativo, é possível pagar as compras feitas nas lojas físicas e, embora haja reclamações quanto ao funcionamento do sistema, é inegável que se trata de algo inovador e muito prático.

 

McDonald’s e Burger King: os aplicativos das duas populares marcas de fast food têm praticamente as mesmas funções. Ambos oferecem ofertas, combos, cupons e mostram a localização de lojas próximas. De vez em quando alguma campanha de marketing mais elaborada torna os apps das marcas, em especial do McDonald's, assunto na mídia.

 

Apps de famosos: para ficarem mais próximos de seus fãs, alguns ídolos da geração hiperconectada, como o jogador Neymar e a atriz e cantora Larissa Manoela lançaram seus próprios aplicativos. O jogador já lançou dois apps, sendo um deles para desenvolver habilidades esportivas, em forma de rede social, e o outro de emojis para iMessage. O da cantora, por sua vez, tem vídeos, fotos, músicas e agenda de shows.

 

Um caso à parte: o Waze

Juntar um aplicativo de trânsito e localização com uma rede social e colocar no meio propagandas diversas parecia um conceito impossível de dar certo, até que o Waze chegou ao mercado. 

Através da geolocalização e dos mapas, ele mostra o caminho de um ponto a outro, e dá os comandos conforme o usuário anda ou, mais comumente, dirige. A vertente de rede social surgiu por ele poder ser colaborativo, com os usuários tendo avatares personalizáveis e podendo alertar outros usuários sobre blitz nas estradas, acidentes e vias engarrafadas, entre outros perigos. Além disso, os usuários informam preços dos combustíveis em diversos postos, e nesta curadoria colaborativa todos podem economizar.

Conforme viram que o Waze era sucesso e atraía cada vez mais pessoas, as marcas começaram a anunciar dentro do aplicativo, aproveitando as funções que já existiam dentro do app, como a geolocalização. Hoje, os anúncios podem ser simples banners ou ações divertidas, como fornecer ao usuário a chance de mudar a voz no aplicativo para a do personagem de um novo filme.

Você pôde ver que o Waze inovou em seu formato e deu muito certo. Da mesma maneira, alguns dos aplicativos de sucesso que citamos foram pioneiros em suas áreas ou em suas funcionaliades. Isso significa que não é preciso copiar os grandes sucessos para ter um ótimo aplicativo: arriscar-se neste mercado é válido e em geral recompensador.

Quer saber como você pode ter seu próprio aplicativo? Entre em contato conosco e saiba sobre os serviços que oferecemos!

 

 

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