Mercado de aplicativos Mobile


25/07/2017

Apps Mobile

Talvez você já tenha percebido que os smartphones estão dominando o cenário tecnológico mundial. Onde quer que você vá, crianças, adolescentes, adultos e idosos estão grudados nas telinhas dos celulares com acesso à internet. É muito grande a chance de que, neste quase transe, eles estejam interagindo com aplicativos – porque os aplicativos surgiram para modificar nossa relação com marcas e mudar nossos hábitos de consumo.

Muitas marcas e empresas optam por utilizar aplicativos de terceiros, como Facebook e WhatsApp, para se comunicar com seus consumidores. Não há nada de errado nisso, mas para quem procura dar uma experiência exclusiva e diferenciada para seus clientes, nada melhor que ter um aplicativo próprio da empresa!

 

 

O boom dos aplicativos

 

A primeira pessoa a prever e idealizar os aplicativos foi Steve Jobs. Em 1983, ele profetizou em uma de suas conferências que no futuro os softwares úteis seriam instalados em telefones. Isso parecia algo improvável na época, mas com o tempo o mundo viu que Steve estava certo.

Os primeiros aplicativos – puramente práticos, como e-mail, calendário e bloco de notas – surgiram em 1993. Quatro anos depois, surgiu o primeiro game mobile, o famoso Snake. Entretanto, seria necessário que o próprio Jobs desse o pontapé inicial da revolução, lançando o iPhone em 2007 e a Apple App Store no ano seguinte. Em uma semana, houve 10 milhões de downloads de aplicativos na Apple App Store. O futuro havia começado.

Nos anos que se seguiram, as empresas e companhias de mídia tradicionais foram migrando parte de suas estratégias de marketing para os aplicativos, lançando games com conteúdo para engajamento e aplicativos utilitários diversos.

Você sabia que o Brasil é um dos destaques no mercado mundial de aplicativos? O Brasil é o quinto no ranking dos países que mais fazem download de aplicativos. E os dados só melhoram: segundo uma pesquisa de 2016, cada brasileiro com smartphone utiliza 29 aplicativos diferentes todo mês. E lembre-se de que no Brasil haverá, ainda em 2017, um smartphone por pessoa.

Já existem no mundo mais pessoas usando aplicativos que pessoas acessando sites via desktop. O mundo dos apps é um terreno fértil que precisa ser explorado pelo empreendedor visionário.

 

 

Por que investir em aplicativos?

 

Vida longa

O empresário Diego Remus, da empresa Startupi, garante que os aplicativos complementares a algum serviço são os que têm vida útil mais duradoura, ao contrário dos games do momento, que são baixados e logo abandonados e desinstalados quando o usuário se cansa deles.

 

Vendas online

Existem diversos aplicativos dentro dos quais são feitas vendas de produtos. Isso é uma tendência: em 2015, foi descoberto que mais de 40% dos usuários já fizeram compras via smartphone pelo menos uma vez por mês – isso equivale a 80 milhões de consumidores.

 

Sustentabilidade

Ao criar uma campanha tradicional de marketing, é bem possível que você escolha algum tipo de anúncio impresso, seja em jornais e revistas ou em panfletos a serem distribuídos pela cidade. Estes anúncios gastam papel e tinta, e em pouco tempo são descartados – às vezes, jogados no meio da rua. Um aplicativo não gasta papel nem tinta, e não causa poluição alguma.

 

A sua marca na tela

Nosso cérebro recebe diferentes estímulos quando capta um logotipo em papel e numa tela. Na tela, ele se torna mais memorável, além de ficar gravado em nossa mente se aparecer diversas vezes sempre que o aplicativo é iniciado e em suas diversas telas. Reconhecer e relembrar sua marca será uma tarefa muito mais fácil para quem a vê no smartphone.

 

Marketing personalizado

Um aplicativo com muitas funções pode maximizar os esforços do marketing. Tendo acesso à localização geográfica do usuário, por exemplo, o aplicativo pode mandar uma notificação apenas para aqueles usuários que estiverem próximos de uma loja em dia de promoção. A chance de eles se surpreenderem com a notificação e de fato ir até a loja é muito grande. 

 

Maior taxa de conversão

A taxa de conversão dos anúncios dentro de aplicativos é de 70% - muito mais que a taxa de conversão dos anúncios da web. Isso significa que estes anúncios são mais eficientes e geram mais renda e retorno financeiro.

Os aplicativos vieram para ficar. E você não pode ficar de fora desta tendência digital.

 

 

Como se destacar no mercado de aplicativos

 

Todos os dias, mil aplicativos novos são adicionados à Google Play Store, app store dos smartphones com sistema Android, que são a maioria no Brasil. Tanto no Google Play Store quanto na Apple App Store já existem mais de dois milhões de aplicativos. Ao mesmo tempo, 25% dos aplicativos baixados nunca são usados. Como se destacar em meio a tantos e garantir que o usuário vai desfrutar do seu produto?

Se for possível, aposte nos aplicativos com grande demanda no país, mas que não são comumente criados por desenvolvedores brasileiros: aplicativos de educação, de jogos de ação e de corrida, e de simulação.

Você já decidiu que seu negócio precisa de um aplicativo? Então é hora de dar um passo importantíssimo, que pode significar o sucesso ou fracasso do app: escolher a melhor equipe para criá-lo.

Desenvolver bons aplicativos não é tarefa para amadores. Para criar aplicativos, é preciso de  conhecimentos profundos de informática, desenvolvimento de softwares e design – são muitas pessoas, trabalhando juntas por centenas de horas até chegar ao melhor resultado.

O mercado brasileiro de aplicativos é extremamente competitivo. Para entrar nele com grandes chances de sucesso, você pode contar com a DevSolutions Software, que cria apps para iOS, Android e Windows. Para saber mais sobre nossos serviços, entre em contato conosco!

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