Faça uma análise de mercado antes de possuir uma loja virtual


01/08/2016

E-commerce

Adquirir uma loja online requer estratégia e investimento. Pode ser mais fácil para aqueles que já têm uma loja física e mais complexo para quem nunca teve experiência com vendas na vida. O e-commerce, contudo, está aí para quem quiser e é extremamente acessível. Para se aventurar no mundo virtual, todavia, é preciso cuidado. Essa dose de cuidado atende pelo nome “análise de mercado”. Sem ela, há grandes chances de você dar vida a uma loja e nunca conseguir sua primeira venda.

 

 

Acompanhe algumas dicas que separamos para você e que poderão ser essenciais para que você tome a sua decisão:

 

1 - Pesquise o mercado e as palavras-chave relacionadas ao seu negócio

Digamos que você possui uma loja física de roupas e quer investir no mundo online. Como eu vou saber se existe demanda para o produto que eu quero vender? Para isso, existe uma ferramenta que chama Google Trends. Essa ferramenta permitirá que você pesquise termos específicos relacionados ao seu negócio. 

Bem, o primeiro passo rumo ao sucesso já está dado, pois agora você já sabe que o seu negócio gera bastante interesse na internet. Antes de partirmos para a próxima dica, é legal ressaltar que o Google Trends é bem flexível. Com ele, você poderá filtrar os termos de busca por país, período de tempo, categoria de produto, além de saber em que cidades/estados eles têm mais popularidade.

 

2 - Analise os seus concorrentes minuciosamente e se diferencie

Agora que eu já descobri que existem milhares de pessoas atrás de roupas na internet é só montar minha loja e correr pro abraço, certo? Calma, você está no caminho correto, mas ainda faltam alguns passos importantes, como analisar seus principais concorrentes com cuidado.

Antes de tudo, pense no seguinte: se há muita procura por determinado produto, há também muita oferta. Com centenas de e-commerces vendendo artigos semelhantes, é provável que tenha muita coisa legal que você pode incorporar à sua loja e também diversos defeitos que você deve evitar. Por isso, investigue o máximo de e-commerces que você puder antes de lançar o seu e absorva as coisas boas que encontrar.

Ainda mais importante do que absorver boas ideias é ter um diferencial. Pense sempre que a concorrência é forte e que a disputa por clientes é grande, portanto, pequenos detalhes podem fazer toda a diferença na hora do consumidor escolher onde comprar.

 

3. Calcule o investimento mínimo

Essa é uma das partes mais difíceis do planejamento de um e-commerce, uma vez que é impossível ser exato quanto ao investimento mínimo para um empreendimento virtual. No entanto, alguns especialistas indicam que uma loja online converte entre 0,5% e 1,5% do número de visitantes únicos.

Se arredondarmos essa estimativa para 1%, vamos notar que para vender mil produtos em um mês você precisará de aproximadamente cem mil visitas únicas. Com base nisso você tem como ter uma ideia, ainda que vaga, de quanto deve investir em marketing para trazer um determinado número de visitantes/mês à sua loja e consequentemente saber quanto conseguirá faturar.

Além de calcular o investimento mínimo para operar online, você também deve ter um plano estruturado de crescimento. Quanto seu e-commerce pretende se expandir a cada ano, 15%, 30%? Em quanto tempo você recuperará o dinheiro investido? Tudo isso é estratégico para o seu negócio e deve ser levado em conta antes de dar vida à loja virtual.

 

4. Crie um nome e um domínio vencedor

Você já estudou o mercado, seus concorrentes e já sabe o quanto investir, agora o próximo passo é escolher o nome da sua loja e um domínio para ela. O domínio, vale lembrar, é o termo que identifica um site na internet. Se o seu e-commerce venderá roupas, é essencial que o nome dele e também o seu domínio contenham essa palavra. Isso te ajudará, sobretudo, a obter uma relevância maior nos buscadores. Evite colocar o seu próprio nome na loja, por exemplo.

 

5. Se planeje para estocar os produtos e fazer as entregas

Quando as demandas começarem a bater na sua porta, onde você vai fazer o estoque dos produtos? Tudo fica mais simples caso você já tenha uma loja física, mas se você for um comerciante de primeira viagem, saiba que precisará do mínimo de espaço para estocar sua mercadoria.

A dica é começar com um estoque pequeno e com uma gama de produtos menor, até para medir a receptividade do público. Se a receptividade for boa, aos poucos você pode ir aumentando a variedade de produtos da sua loja e também a quantidade estocada.

 

Com estas dicas, esperamos que você possa tirar suas dúvidas e acertar no seu negócio. E olha, conte com nossa ajuda para conquistar o seu objetivo.

 

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