Desenvolvimento de site


18/07/2017

Sites

Você já pensou em ter seu próprio site ou acha que isso é só pra quem é famoso ou importante? Pois é hora de repensar seus conceitos e passar a considerar ter seu próprio site, porque, hoje, quem não está na internet praticamente não existe.

 

Desenvolvimento de sites gerenciáveis

 

Quem se beneficia por ter um site?

 

Em poucas palavras: todo mundo.

Um artista, cantor, escritor, pintor, passa a ter sua obra conhecida e até vendida através do site. Um artesão também. O mesmo vale para profissionais liberais como designers, freelancers e outros que precisam apresentar portfólio para os clientes.

E não são só pessoas que se beneficiam de um site. Empresas também precisam ser encontradas online para demonstrar credibilidade e modernidade. Se você é empreendedor e tem um negócio, mesmo que ele seja pequeno ou atue apenas na sua cidade ou no seu bairro, é importante marcar presença digital. 

A internet é um local onde milhões de pessoas conhecem novas lojas e novos negócios. Não é raro que o primeiro contato de um cliente com um novo negócio seja feito através da internet, e no ambiente virtual, vale o velho ditado mais que nunca: a primeira impressão é a que fica.

 

O que um site diz sobre você?

 

O que um site diz sobre você

 

No passado, seus pais e avós se apresentavam profissionalmente dando um cartão de visitas. O seu site nada mais é que seu cartão de visitas virtual. A partir do site, é possível saber muito sobre seu negócio e a seriedade com que você trata seu trabalho.

Um site com recursos modernos, imagens em alta definição e links que funcionam bem demonstram cuidado e profissionalismo – o que o cliente associa à sua conduta como um todo.

Por outro lado, tendo um site super carregado de anúncios, com imagens em resolução baixa e pouco nítidas, design ultrapassado e textos com erros de gramática, o cliente logo imagina que seu negócio inteiro é uma bagunça.

 

O que é preciso para desenvolver um site

 

O que é preciso para desenvolver um site

 

Você promete não ficar assustado? Os termos a seguir são complexos à primeira vista, mas é só questão de acostumar-se com eles. Vamos descobrir de que todo bom site precisa:

CSM: Content System Management, ou Sistema de Gerenciamento de Conteúdo. O nome é difícil, mas a ideia é simples: que ferramenta seu site usará para existir? Você vai publicar conteúdo no Wordpress ou Drupal, ou talvez vender com o Magento ou a Loja Integrada? Analise bem todas as opções e veja qual ferramenta satisfaz as suas necessidades.

Domínio: qual o nome do seu site? O que vai vir, na barra de endereços, antes do “.com” ou do “.com.br”? Fique atento e pesquise: talvez sua ideia genial já tenha passado pela cabeça de outra pessoa e o nome do seu site já está sendo usado como domínio! Ao encontrar um domínio livre e fácil de lembrar, compre-o e não se esqueça de renová-lo anualmente.

Hospedagem: seu site vai precisar de uma hospedagem se quiser parecer profissional e, mais que isso, se você quiser que ele funcione bem mesmo quando muitas pessoas acessarem-no ao mesmo tempo.

HTML: esta é uma linguagem de marcação. Você não precisa necessariamente entender de HTML para ter um site, mas se quiser personalizá-lo, por exemplo mudando as cores dos botões e banners, vai necessitar de conhecimentos básicos ou intermediários desta linguagem.

CSS: esta é outra das linguagens-padrão na web. O CSS define toda a parte visual do site, e com ele é possível programar em cascata, ou seja, definir uma característica e aplicá-la em toda uma seção ou mesmo no site todo, sem precisar repetir o comando várias vezes. O CSS é muito importante para design e manutenção do site.

Técnicas de SEO: quando seu site fica pronto, o trabalho não acaba. Para tornar seu site relevante em meio aos milhões de outros sites que existem na internet, ele precisa aparecer nos principais resultados de busca do Google, o maior buscador do mundo. Para isso, é necessário trabalhar Search Engine Optimization, ou Otimização nos Mecanismos de Busca. Existem diversas técnicas de SEO, que vão também mudando com o tempo conforme o Google muda seu algoritmo de rankeamento de resultados. Várias mudanças feitas nas TAGs do HTML, por exemplo, influenciam para que seu site apareça nas buscas.

 

O que todo bom site tem?

 

O que todo bom site tem?

 

Os sites mais visitados do Brasil são muito variados: temos o próprio Google na primeira posição, seguido de redes sociais como YouTube e Facebook. Depois temos portais de notícia, marketplaces e sites de serviço. O que todos eles têm em comum?

No conteúdo, os sites mais acessados no país têm pouco em comum. Mas, na forma, as semelhanças surgem: são sites com design memorável, tanto é que nós apostamos que você conseguiu visualizar a página inicial de cada site conforme lia seus nomes.

Além disso, eles são responsivos e otimizados para o mobile, e vários deles contam também com versão como aplicativo. E algo mais nos chama a atenção: são sites atualizados com frequência.

Um bom site precisa ser também gerenciável. Não dá para criar um site e pensar que ele não terá de ser modificado, que a forma dele será sempre a mesma. Os sites na lista dos mais acessados têm milhões de visitas diárias exatamente porque estão sempre publicando novos e interessantes conteúdos ou ofertas.

Você também precisará gerenciar seu site com frequência para que ele se mantenha interessante e útil. A criação de um site é muito importante, mas a manutenção dele é fundamental.

Já pensou em ter de lidar com tudo isso começando do zero? Felizmente, você não precisa: o time de desenvolvedores da DevSolutions Software pode cuidar de tudo isso para você. Hospedagem, design para web e para dispositivos móveis, criação de um modelo gerenciável que é fácil de entender e de mexer, mesmo para quem nunca fez isso.

Ficou interessado em ter seu próprio site? Entre em contato conosco e solicite um orçamento!

COMPARTILHAR: